sexta-feira, 22 de janeiro de 2010


Um comentário:

  1. Interessante a abordagem se pensarmos somente nos extremos. A ninguém é dado pela existência ser totalmente isso ou totalmente aquilo. Da mesma forma encaro o pessimista e o otimista.
    Caracterizar o primeiro como o totalmente "racional" e o segundo como totalmente "irracional" é utilizar mal ambas as descrições.
    Se assim fosse, o verdadeiro pessimista é uma pessoa intratável cujo suposto conhecimento praticamente mediúnico a respeito da realidade da vida o afastaria de oportunidades únicas, como um simples por-do-sol ou o desabrochar de uma flor, porque sua sapiência da realidade o convenceria que ambos estão prestes a se extinguir.
    Por outro lado, o totalmente otimista é um alucinado completo, pois ignora fatos simples como a segurança (própria e de outros)e o bom senso, graças ao óculos com lentes cor-de-rosa que insiste em manter na frente de seus olhos.
    Caracterizo como pessimista simplesmente aqueles que, mesmo querendo acreditar que alguma coisa vai dar certo, preferem se esconder a sofrer uma decepção. Medrosos!
    Caracterizo como otimista aqueles seres irritantes que, mesmo sabendo que algo pode dar errado, preferem se esconder a admitir que não estão preparados para enfrentar a dificuldade. Covardes!
    Prefiro a simples humanidade que me permite aproveitar as coisas boas e chorar pelas ruins. Sou otimista ou pessimista? Oxalá não seja nem uma nem outra!

    ResponderExcluir