sábado, 13 de março de 2010

Cotas Raciais ou Cotas Sociais?

Joãozinho é pobre e negro. Mas, felizmente, está incluído no programa de cotas para negros, em universidades públicas.
Já Zezinho, que é muito mais pobre que Joãozinho, não terá direito a cota nenhuma. Pois Zezinho é branco.

Quem está sendo discriminado?

4 comentários:

  1. Vejo que há uma pequena confusão na escolha de seus exemplos, pois se sabe muito bem que o governo disponibiliza outros projetos sociais referentes a pessoas que não dispõe de renda para freqüentar uma universidade, esse vem a ser um assunto delicado em que se podem ter duas idéias completamente opostas, não erronias, somente com observações que se diferem.
    Uma das idéias que relativamente poderia ser discutida é a que defende a tese de que todos somos iguais e que não devemos obter nenhum direito que faz –se sobrepor –se as outras pessoas de acordo com qualquer que seja o aspecto físico (alto, baixo, gordos, magros, brancos, negros, etc...) independente de qualquer que seja sua posição no sistema, sendo assim, a pessoa que tem em mente esse tipo de raciocínio certamente defende a idéia de que cotas aos negros nas universidades públicas é uma forma descarada de discriminação.
    Por outro lado uma forma diferente nos leva a pensar não no Brasil nos tempos de hoje, mas sim na época de escravidão, diga-me quem era escravizado, o branco ou o negro?Que bom que mesmo as pessoas não sensatas sabem esta resposta, logo venho a questionar-lhe mais uma vez, quem teve dificuldades em se “enturmar” na sociedade e buscar melhores condições de vida enquanto mesmo que livres sofriam grande discriminação por parte da branca sociedade para conseguir trabalho? Desde este período é que se deve ser levado em conta os atrasos econômicos, culturais, sociais sofridos pelos negros no Brasil.
    Creio que tenha ficado claro meu ponto de vista; então sou questionado por ter dito “este atraso sofrido pelos negros”, isto meu caro pode ser claramente comprovado quando você entrar em uma sala de aula do ensino fundamental ou médio num colégio particular renomado e se deparar que nesta sala (no Brasil) menos de 3% da classe é constituída de alunos negros. Deixo-lhes a seguinte pergunta, onde estão estes negros?
    Quem vos escreveu as idéias acima é um "branco" que estudou em colégios público e particular.

    ResponderExcluir
  2. AO "BRANCO" DO COMENTÁRIO ACIMA
    Amigo, sou branco e estudei em escolas publicas a vida toda, concordo com as cotas para pessoas de baixa renda, e para alunos de escolas publicas, porem as cotas não são para alunos negros de escola publica, existem 3 (três) tipos de cotas, as para negros, as para alunos de escolas publicas e as para alunos negros de escolas publicas, para justificar as cotas você utilizou o mesmo argumento dos governantes para defender as cotas, porem eu te pergunto, as minhas chances de estudar e uma universidade não deveriam ser as mesmas que as de um aluno negro de escola publica, uma vez que eu também estudei minha vida toda em escolas publicas?, amigo o q faz um aluno não é a escola, e sim sua vontade de estudar,você com certeza vai utilizar o argumento de que muitos jovens negros não freqüentam escolas, por serem pobres, ou por que seus pais não freqüentaram, bem, meus pais sempre foram muito pobres, e eles não estudaram, meu pai cursou somente até a segunda serie do ensino fundamental, e minha mãe somente até a quarta, mesmo vivendo somente com um salário mínimo para sustentar quatro filhos eles nos faziam ir a escola, e nós não tínhamos somente q freqüentar a escola, tínhamos que ser bons alunos, aplicados, quando conclui o ensino medeio ano passado falei pro meu pai com orgulho "pai, vou prestar vestibular para uma universidade publica, e vou passar." amigo eu empatei com 7 (sete) alunos 4 deles eram negros, estes quatro ficaram com as vagas pois eram negros, você acha isso justo como critério de desempate?, eu não acho, eu me senti discriminado, e eu sou branco, você não falou q os negros são descriminados por sua cor? cara você falou que estudou em escolas publicas e particulares, creio que você estudou tempo de menos em sacolas publicas, pois há sim muitos negros nas salas de aula e não 3%. espero que você entenda este ponto de vista, pois as pessoas que acham que as cotas para negros devem acabar, não são racistas, e também não esqueceram das crueldades sofridas pelos negros no período de escravatura, porem para dizer que todos são iguais, todos devem ser tratados como tal.

    ResponderExcluir
  3. Meu caro, suas chances de estudar em uma universidade pública são as mesmas que todos temos, você deve colocar na sua cabeça a idéia de que você não passou porque não estudou o suficiente, se você estivesse de fato realmente preparado, passar no vestibular não seria uma preocupação, se esforce mais, pare de se fazer de coitadinho culpando o sistema.
    Você se engana também em tentar prever onde estudei; estudei do “prézinho” ao 1º colegial em escolas púbicas, portanto fiz somente o 2º e 3º colegiais em escola particular.
    Eu disse que ha apenas 3% de negros em colégios PARTICULARES, exemplificando o atraso do desenvolvimento econômico social dos negros, na minha exposição de idéias acima.
    Você não precisa acreditar nos meus dados ou nos dados do IBGE, simplesmente pesquise você mesmo, vá a escola particular mais conceituada e de mensalidade mais cara da sua cidade, peça para olhar as salas do ensino médio no horário das aulas, depois você vem me dizer quão errado e lunático estou eu.
    Quer falar de dificuldades?Bom, meu pai foi cortador de cana, trabalhava das 5 da manhã às 5 da tarde, com muito esforço e dedicação lutando pelo seu sonho hoje ele é referencia como piloto de avião.
    Dificuldades todos enfrentam, mas somente os fracos ficam criando justificativas por ter perdido algumas batalhas.
    Não culpe o sistema pelas “barreiras”, simplesmente coloque-se em um nível muito superior.
    É tão obvio mas as pessoas esquecem que a chave da vitória é todo o esforço que você teve para conquistá-la.

    ResponderExcluir
  4. não culpo minha infância pobre por este fato, somente tentei mostrar que as cotas não tem nada a ver com nível social estas cotas são sim raciais, o que só agrava o preconceito em nosso pais..
    você falou que não devo ter me preparado bem para a prova, porem o desempenho dos alunos negros foi o mesmo que o meu, por tanto supõe-se que eles estudaram o mesmo que eu, então eu te pergunto, eles são melhores que eu?
    por que foi o que me pareceu quando eles foram escolhidos para as vagas por serem negros, e você novamente falou da quantidade de alunos negros nas salas de aula, poucos alunos negros em escolas particulares, não quer dizer quer eles devem ter prioridade em relaçao a alunos brancos que estudaram em escolas publicas.

    ResponderExcluir