terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Rotina de Comissário de Voo

Na Aviação é sempre uma incógnita saber com quem passaremos uma programação de voo. Sempre nos surpreendemos em algum momento dela: na apresentação no Despacho Operacional, no Breifing, durante o voo ou até mesmo nos pernoites. Por vezes nos vemos entre pessoas variadas - gentis, grosseiras, inteligentes, estúpidas... -. O que  nos força a sermos mais humildes diante da vida como também pode nos empurrar para o outro lado, tornando-nos rabujentos, reclamões e deslumbrados.
A cada tripulação, a cada programação, a cada grupo de passageiros tudo se reconfiigura tornando cada voo uma experiência singular.
Conhecer pessoas e lugares novos frequentemente, a cada pernoite, pode nos colocar em contato com outros níveis da nossa "humanidade" assim como nos deixar cegos pelo deslumbre de uma vida que outrora fora espaço do requinte e do glamour.
Entristecer-se ao ver um céu siena de tantas queimadas ao sobrevoar a região amazônica... enfrentar rotinas extenuantes ditadas pela "nova aviação", mas compensadas pelos sabores da existência. Um prato cheio para quem um dia já tocou o céu com a mente e agora o faz com a vida. Privilegiados aqueles que imaginam o espaço para além da troposfera, pobres aqueles que tendem a resumir suas reles vidas a bordo de pedaços de metal que voam. Por vezes voar com pessoas do bem, comprometidas com o trabalho assim como conviver com criaturas mimadas. Aprender com pessoas que abandonaram suas antigas profissões para alcançar uma vida financeira melhor, ou que nunca fizeram algo diferente, mas que ainda assim amam o que fazem. Porém, inevitavelmente, há aqueles que, ingratos, apenas reclamam do que jamais teriam do lado de fora.

Uma vida de relações rápidas e superficiais... Mas e daí? Seres humanos estão sempre insatisfeitos!

Um comentário:

  1. Pobres coitados esses que não almejam nada além daquela mediocridade em que vivem. Pobres daqueles que tem que suportá-los, aguentar seus impropérios, suas reclamações e suas insatisfações.
    Pobres de nós, seres humanos, que nos encontramos com essas criaturas. Tomemos sempre o cuidado de não nos deixarmos contaminar por elas. Aprendamos a lição e mantenhamo-nos puros.

    ResponderExcluir