domingo, 22 de novembro de 2009

EXISTENTIA

Layout EXISTENTIA 2
Projeto Cinematográfico Existentia
A filosofia de Nietzsche sob uma ótica surrealista

Curta-metragem dirigido e produzido pelo Professor Alessandro Locatelli em parceria com o Grupo Cultural MEF de Pederneiras-SP em 2007.

Na sinopse
Apolíneo e Dionisíaco: os dois princípios vitais apontados por Nietzsche, antropomorficamente representados num curta-metragem surrealista. Entre moralidade excessiva e desmesura moral, os personagens mergulham num caleidoscópio de autodestruição e despotencialização de suas vidas, de tal modo que apenas a loucura pode alcançar a Liberdade.
Layout EXISTENTIA contra-capa



No jornal
A Pizzaria Canal 1 apoiou no dia 17 de outubro de 2007 a gravação do Projeto Cinematográfico Existentia, idealizado pelo Profº Alessando Locatelli em parceria com o Grupo Cultural MEF, composto pelos alunos Marcelo dos Santos, Emerson Mariano e Fabrício dos Santos, todos alunos da E.E. Anchieta, juntamente com a E.E. Profª Alva Fabri Miranda e a Diretoria de Ensino de Jau.

O projeto iniciou-se em março deste ano sendo encerrado agora em outubro nas dependências do Canal 1. O professor Alessandro e o Grupo MEF optaram pelo ambiente desta pizzaria devido à sua feição despojada e pelo espaço propício para a gravação das últimas cenas. Ao final destas, todos os
participantes fecharam a noite ao sabor da melhor pizza da cidade, claro!

Abaixo, parte 2 de 3:



A produção do curta-metragem contou com apenas uma câmera digital e um computador para as filmagens e as edições, conferindo um teor artesanal típica do cinema brasileiro ao projeto. “Isso não é Hollywood!”, afirmam Alessandro e MEF. Embora tenha sido iniciado em março deste ano, o tempo de exibição do curta não passa dos 25 minutos. Prevaleceu o clima de trabalho em equipe, estudou-se filosofia e produziu-se cultura num projeto artístico-filosófico que, embora modesto, possui considerável riqueza artística, típica do gênero surrealista. A ausência de falas no filme alternou cenas de exaltação e angústia existencial em cenas tórridas. Os próprios envolvidos no filme admitem que fica um tanto difícil entender o curta visto que todo o seu enredo baseia-se na obra de um filósofo alemão (Friedrich Nietzsche) de difícil interpretação porém rico conteúdo dado seu caráter existencialista. O resultado é um tipo de “colagem” de conceitos da filosofia de Nietzsche jogados num liquidificador, brinca MEF e Alessandro referindo-se ao resultado. Aconselham ainda, “não tentem entender, prefiram sentir o filme antes, pois essa é a vida acontecendo agora”.

Elenco:
Rafael Braga
Samanta Moreno
Jéssica Franco

Felipe Tellis
Fabrício dos Santos
Emerson Mariano

Direção Executiva:
Marcelo dos Santos






Projeto Oficial



1 JUSTIFICATIVA
Em razão da força da cultura visual, massivamente presente em nosso quotidiano, observa-se a necessidade de novos vieses didáticos amparados pelo recurso das mídias audiovisuais tais como em suas formas mais atrativas: Cinema, Televisão e Internet. Sendo, neste caso, o cinema amador o meio escolhido como o mais adequado para a execução deste projeto.

2 OBJETIVO
Instigar o gênio crítico e criativo latente em alunos do Ensino Médio.

3 DESENVOLVIMENTO DO PROJETO


a. Metas

Tornar o aluno mais atento às temáticas filosóficas dispostas na contemporaneidade.
Condicionar o aluno ao trabalho em equipe.



b. Ações Desenvolvidas
Produção de um filme de curta-metragem baseado na filosofia de Friedrich Nietzsche, cujo foco circunscreve-se à Natureza e Condição humanas na pós-modernidade.
Ensaio, pesquisa, encenação, gravação e edição realizados em períodos diferentes do das aulas ministradas.
Exibição do curta-metragem para as classes do ensino médio seguida de análise e discussão.

3 AVALIAÇÃO
Observação direta da participação dos alunos envolvidos durante o processo de execução do projeto; sendo esta disposta em duas partes: pesquisa do tema e produção do curta-metragem.

4 DISCIPLINAS
Apesar do teor filosófico deste projeto, o mesmo se estende para o âmbito das ciências humanas e, especialmente, o das artes; de cujo formato esta proposta se empresta interdisciplinarmente.

5 PÚBLICO ALVO
Alunos do ensino médio das Escolas Profª Alva Fabri Miranda e Anchieta – Pederneiras, assim como todos os docentes e discentes que queiram utilizar-se do material deste projeto para fins didático-pedagógicos.

6 RESPONSÁVEL
Professor Alessandro Martins Locatelli

7 DURAÇÃO E LOCAL
O projeto se realizará de abril a outubro de 2007 nas dependências das unidades escolares Profª Alva Fabri Miranda e Anchieta, ambas em Pederneiras e, eventualmente, em ambiente cenograficamente adequados às gravações, juntamente à presença do professor coordenador deste projeto.

Um comentário:

  1. TOP... FAZIA TEMPO QUE NÃO ASISTIA... VALEU MUITO A PENA FAZER PARTE DA PRODUÇÃO DESSE BELISSIMA OBRA PRIMA (PREPOTENTE, MAS REALISTA).... SALVE A TODOS APOLINIOS...tá... os dionisiacos tmb
    fabricio

    ResponderExcluir